segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Urso-de-Kodiak vs Urso-das-cavernas

Resultado de imagem para cave bear
Um esqueleto montado de um pré histórico urso das cavernas
Resultado de imagem para large kodiak bear
O gigante urso de kodiak


                                                             
Urso de Kodiak:
Vive na ilha de Kodiak no Alasca.
O maior urso pardo existente, os machos têm um peso que varia entre 272kg e 635kg, podendo chegar aos 680kg em tempos de alimento abundante. O maior espécime selvagem registado tinha cerca de 751kg e em cativeiro cerca de 1090kg, não sei ao certo se este último seria um espécie obeso ou saudável (acredito que mesmo vivendo em estado selvagem seria um recorde). Tem uma média de 1,33m de altura de omrbo, podendo chegar a 1,50m. A sua média de comprimento é de 2,44m. Quando em pé atinge 3m de altura. O seu enorme tamanho faz lhe comparar ao tamanho de urso polar e é um dos maiores ursos de sempre. Contém garras que atinge cerca de 15cm É um animal omnívoro alimentando-se principalmente de salmão e raramente de megafauna, porém pode muito facilmente caçar um humano ou um veado. Quando adulto apenas os humanos são capazes de o caçar.

Urso das Cavernas:
      Vivia na Europa, tornando-se extinto há cerca de 24 mil anos. Estes enormes ursos pré históricos seriam comparáveis ao tamanho do urso de kodiak. Parece ter um tamanho de ombro, comprimento e altura semelhante ao kodiak como 1,45m de altuea de ombro e 2,8m de comprimento, o peso ligeiramente diferente, os machos teriam entre 350kg e 600kg, sendo possivel existir espécimes com 800kg ou mais. Também é um dos maiores ursos de sempre. Os seus dentes talvez fossem um pouco maiores que os do Kodiak, mas este animal seria um quase 100% vegetariano, mas ainda assim seria capaz de caçar animais de grande porte. Teria mais predadores que o urso de kodiak, sendo que espécimes adultos (principalmente doentes ,fracos ou durante a hibernação) poderiam ser caçados por hienas, lobos e leões , porém um enorme espécime seria quase imune a predação. Não há evidência de humanos caçarem esta espécie.


Conclusão:Supondo que 2 grandes espécimes, cada um com 800kg de peso e com a sua altura e comprimento no máximo, seria mais provavelmete um empate. O tamanho e o armamento de ambos têm apenas ligeiras diferenças, as garras do kodiak são ligeiramente maiores e os dentes do das cavernas ligeiramente maiores. Talvez o urso das cavernas teria uma ligeira vantagem por estar habituado a conviver com outros grandes carnívoros como leões e hienas, mas não parece haver nenhuma evidência que dê vantagem a este. Para mim é um empate 50/50.


Sem comentários:

Enviar um comentário