segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Urso-de-Kodiak vs Urso-das-cavernas

Resultado de imagem para cave bear
Um esqueleto montado de um pré histórico urso das cavernas
Resultado de imagem para large kodiak bear
O gigante urso de kodiak


                                                             
Urso de Kodiak:
Vive na ilha de Kodiak no Alasca.
O maior urso pardo existente, os machos têm um peso que varia entre 272kg e 635kg, podendo chegar aos 680kg em tempos de alimento abundante. O maior espécime selvagem registado tinha cerca de 751kg e em cativeiro cerca de 1090kg, não sei ao certo se este último seria um espécie obeso ou saudável (acredito que mesmo vivendo em estado selvagem seria um recorde). Tem uma média de 1,33m de altura de omrbo, podendo chegar a 1,50m. A sua média de comprimento é de 2,44m. Quando em pé atinge 3m de altura. O seu enorme tamanho faz lhe comparar ao tamanho de urso polar e é um dos maiores ursos de sempre. Contém garras que atinge cerca de 15cm É um animal omnívoro alimentando-se principalmente de salmão e raramente de megafauna, porém pode muito facilmente caçar um humano ou um veado. Quando adulto apenas os humanos são capazes de o caçar.

Urso das Cavernas:
      Vivia na Europa, tornando-se extinto há cerca de 24 mil anos. Estes enormes ursos pré históricos seriam comparáveis ao tamanho do urso de kodiak. Parece ter um tamanho de ombro, comprimento e altura semelhante ao kodiak como 1,45m de altuea de ombro e 2,8m de comprimento, o peso ligeiramente diferente, os machos teriam entre 350kg e 600kg, sendo possivel existir espécimes com 800kg ou mais. Também é um dos maiores ursos de sempre. Os seus dentes talvez fossem um pouco maiores que os do Kodiak, mas este animal seria um quase 100% vegetariano, mas ainda assim seria capaz de caçar animais de grande porte. Teria mais predadores que o urso de kodiak, sendo que espécimes adultos (principalmente doentes ,fracos ou durante a hibernação) poderiam ser caçados por hienas, lobos e leões , porém um enorme espécime seria quase imune a predação. Não há evidência de humanos caçarem esta espécie.


Conclusão:Supondo que 2 grandes espécimes, cada um com 800kg de peso e com a sua altura e comprimento no máximo, seria mais provavelmete um empate. O tamanho e o armamento de ambos têm apenas ligeiras diferenças, as garras do kodiak são ligeiramente maiores e os dentes do das cavernas ligeiramente maiores. Talvez o urso das cavernas teria uma ligeira vantagem por estar habituado a conviver com outros grandes carnívoros como leões e hienas, mas não parece haver nenhuma evidência que dê vantagem a este. Para mim é um empate 50/50.


terça-feira, 12 de setembro de 2017

Gigantopithecus vs Tigre-de-bengala

O que aconteceria se estas 2 bestas se encontrassem e lutariam até a morte? Qual será o vencedor? Irei analisar cada espécie para chegar a uma conclusão.

Imagem relacionada


Gigantopithecus:
Até a data, é o maior primata de que há conhecimento, pensasse que grandes espécimes poderiam atingir cerca de 540-600kg (apesar de alguns cientistas discordarem e darem um peso máximo de 300kg), sendo cerca de 2 a 3 vezes mais pesado que um gorila de dorso prateado. Podia atingir cerca de 3m (outra vez alguns cientistas dizem que teria cerca de 2m no máximo) e uma envergadura de 3,6m. Quando adulto, tinha muito poucos predadores naturais se algum (convivia com o tigre, mas não se sabe se era predado por este), mas caso tivesse "apenas" 2m (como alguns cientistas o afirmam), era mais provável que outras espécies o caçassem como crocodilos e hienas.
Era um animal herbívoro, alimentando-se de plantas.

Vantagens:
Supondo que a espécie realmente teria 3m e 600kg, teria uma enorme vantagem sobre o tigre aqui, com 3m, teria uma enorme força e seria capaz estrangular ou partir vários ossos de um tigre, com a sua altura, também poderia ter um maior controlo sobre a luta. Com os seus enormes caníneos também poderia fazer alguns estragos no corpo do tigre.

Desvantagens:
Provavelmente seria um animal inexperiente na luta, já que o seu tamanho imenso o protege de predadores. Apesar de ter um grande armamento, ainda assim é inferior ao tigre. O tigre parece ser bastante mais rápido

Tigre de Bengala:
Atualmente rivaliza com o tigre-siberiano em o maior felino existente, é também um dos maiores felinos de sempre.
Mede entre 2,70m a 3,10m (incluindo a cauda) e tem cerca de 90cm a 1,20m de altura de ombro. Os machos pesam entre 180kg a 320kg, o maior espécime registado tinha cerca de 388.7kg. Os seus caníneos podem atingir cerca de 10cm de comprimento. Alimenta-se de grandes animais, com geralmente mais de 400kg e pode caçar até gauros com mais de 1000kg. Não parece ter outro predador além do humano

Vantagens:
É um animal solitário que vive para matar e muito experiente em lutas com animais com peso superior ao seu. Têm um armamento superior ao Gigantopithecus, como garras de até 10cm e caníneos do mesmo tamanho. É bastante mais ágil e tem uma velocidade superior. É capaz de dar saltos de grandes distâncias e altura, dando a possibilidade de saltar para as costas do Gigantopithecus.

Desvantagens:
Tem cerca de metade do peso do Gigantopithecus. É também mais baixo que o Gigantopithecus, o que faz com que tenha menos controlo sobre a luta.


Conclusão:
Supondo que 2 espécimes machos enormes se encontram (um tigre de 350kg e um Gigantopithecus de 600kg), seria uma vitória para o tigre, apesar de o maior primata de todos os tempos ser um adversário a altura e não uma presa fácil, o tigre com a sua experiência de luta com animais de grande porte conseguiria chegar ao pescoço e a outras regiões vitais.
Porém se o Gigantopithecus conseguisse dar um golpe de sorte com os seus braços enormes e musculosos seria capaz de partir a espinha do tigre ou outros ossos, incapacitando ou até matando o tigre.
Mas a vitória é mais provável para o tigre, vence 80% das vezes.

Resultado de imagem para huge bengal tiger